domingo, 16 de janeiro de 2011

João Paulo II vai ser beatificado

João Paulo II será beatificado a 1 de Maio

por Marta F. Reis , Publicado em 14 de Janeiro de 2011

Bento XVI aprovou a beatificação do seu antecessor, João Paulo II. O Vaticano anunciou hoje que o Papa aprovou um milagre atribuído a Karol Wojtyła e avançou já com a data da cerimónia: 1 de Maio.

O decreto da beatificação foi publicado hoje pela Congregação para a Causa dos Santos. O documento, disponibilizado pela rádio Vaticano, dá nove argumentos para a beatificação do homem com um dos mais longos pontificados da igreja católica, 27 anos. Comprova por fim um milagre atribuído ao papa do povo: a cura de Marie Simon Pierre, uma religiosa francesa, na altura com 46 anos, que deixou de ter os sintomas da doença de Parkinson, diagnosticada há quatro anos, em 2005.

O Vaticano destaca o empenho do jovem Karol Wojtyla durante o Concílio Vaticano II, onde participou ainda como arcebispo de Cracóvia e que mais tarde viria a resumir como uma abertura da igreja aos "sinais dos tempos." Refere também a devoção a Nossa Senhora, lembrando o seu mote pessoal "Totus Tuus" (todo eu) e como este era a razão das suas viagens apostólicas e o centro das suas homilias.
Recorde-se aqui a especial devoção de Papa João Paulo II a Nossa Senhora de Fátima. O centro de estudos do santuário português contabilizou cerca de 110 referências a Fátima em documentos e discursos redigidos durante o seu pontificado.
No decreto oficial da beatificação destacam-se ainda o empenho pela paz - como no caso na tentativa de mediação do conflito entre EUA e Iraque já na recta final da sua vida - e o impacto junto da juventude, com a criação de um dia mundial dedicado aos jovens.

Processo recorde

O processo de canonização de João Paulo II foi iniciado a 13 de Maio de 2005, apenas 42 dias após a morte de João Paulo II, uma decisão inédita por dispensar o período habitual de cinco anos após o desaparecimento do candidato. Karol Wojtyla morreu aos 84 anos, vítima de doença prolongada e depois de ter sobrevivido a uma tentativa de homicídio a 13 de Maio de 1981, data que logo associou às aparições de Fátima. Depois desse momento, visitaria Portugal por quatro vezes, a última no ano 2000, para celebrar a beatificação dos pastorinhos.
Alguns analistas apontavam como difícil a beatificação em tão curto prazo por não estar completamente esclarecido porque é que o Vaticano, sob o seu pontificado, não interveio nos diferentes de casos de abusos de menores por religiosos no Reino Unido e Bélgica.

Não se sabe ainda se será conduzido à santificação.

Sem comentários: