sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Missa de envio Erasmus

Revdos. senhores Padres,
Exmos. senhores Professores,
Caros Alunos,
Caros Amigos,

A partida, todos os anos por esta altura, de inúmeros estudantes universitários para diversos países da Europa e do Mundo ao abrigo do Programa Erasmus ou paralelos é uma realidade a que já nos temos vindo a habituar nos últimos anos. Certamente, de entre os nossos contactos, temos conhecimento de muitos destes estudantes.

Sabemos como é difícil, para muitos deles, manter viva a vida de fé em países porventura totalmente desconhecidos, ainda mais sabendo que estão apenas de passagem. O mais natural será também que a riqueza de novas relações com mundos e gentes de outras culturas abra novos horizontes, mas também traga dúvidas novas. Muito provavelmente, os amigos novos que ali fizerem não serão todos cristãos; e a fé cristã, sendo essencialmente comunitária, manifesta-se ainda mais frágil quando a tentamos viver “entregues a nós próprios”.

Neste sentido, o CUPAV – Centro Universitário Padre António Vieira vem participar e convidar a celebrar connosco a Missa de Envio Erasmus. Esta Missa será celebrada já no próximo Domingo, dia 5 de Setembro, às 19 horas na igreja do Colégio S. João de Brito, no Lumiar (Estrada da Torre, 28).

Nesta Missa, para além de pedirmos a Bênção de Deus para os estudantes que partem para universidades de outros países, pensamos também divulgar centros universitários ou centros pastorais católicos onde eles possam encontrar algum apoio em termos da vida de fé nos lugares onde vão viver neste próximo ano.

Assim, se tem alguma informação que pense ser relevante neste âmbito e que gostasse de divulgar aos estudantes Erasmus, não hesite em fazê-la chegar ao CUPAV, para info@cupav.pt, até à próxima Quinta-feira, dia 2 de Setembro.

Vimos também propor e pedir a divulgação desta iniciativa aos vossos contactos, se acharem por bem fazê-lo, de modo a que todos os estudantes Erasmus possam nela participar. Para termos uma noção de quantos estudantes estarão, pedimos que os interessados enviem um correio electrónico para info@cupav.pt com o nome e o país/cidade para onde partem.

Com Votos de uma renovada entrada neste novo ano académico,
Os melhores Cumprimentos,


Miguel Almeida, sj
(director do CUPAV)

Sem comentários: